Servidores da Saúde do Acre, junto a representantes de pelo menos 30 sindicatos, realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (25), na Praça do Palácio Rio Branco. Eles reivindicam reajuste salarial com revisão geral anual de 20,39%, além de auxílio alimentação e auxílio saúde no valor de R$ 1 mil cada.
Durante o ato, o governo do Estado convidou os servidores da Saúde para uma reunião marcada para a próxima sexta-feira (28), às 9h, com o objetivo de apresentar o planejamento e a conclusão do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). O PCCR é um instrumento que organiza a estrutura de cargos dentro do serviço público, definindo regras para promoções, progressões na carreira e critérios de remuneração.
Segundo o deputado estadual Adailton Cruz, que acompanha as negociações, mesmo com a abertura do diálogo por parte do governo, a greve da Saúde deve ser deflagrada nos próximos dias. “Provavelmente a Saúde deva deflagrar a greve sim, com certeza, ainda esta semana. A data eu não sei, mas os sindicatos vão encaminhar essa decisão”, afirmou.
O parlamentar também destacou a importância de que o governo finalize os ajustes técnicos e encaminhe o plano à Casa Civil o quanto antes. O PCCR da Saúde está em discussão há alguns meses e tem sido motivo de mobilizações frequentes por parte da categoria.
O secretário de Governo, Luiz Calixto, explicou que o envio do projeto à Assembleia Legislativa depende da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Não podemos apresentar um projeto de lei enquanto estivermos sob a vigência de um limite impeditivo. Vamos aguardar a apuração do próximo quadrimestre, que encerra em agosto, e, diante do resultado, voltaremos a discutir com a Saúde e com todas as categorias”, declarou o secretário.