Mudança na Câmara: Rutênio Sá deve deixar liderança da Prefeitura e abrir espaço para novo nome

O vereador Rutênio Sá, do partido União Brasil, deve deixar a liderança da Prefeitura de Rio Branco na Câmara Municipal. A informação vem sendo discutida nos bastidores e aponta para uma nova reorganização entre os aliados do prefeito Tião Bocalom (PL) no Legislativo da capital.

Rutênio assumiu o posto de líder do prefeito em fevereiro deste ano, após a saída do então vereador João Marcos Luz. João não se reelegeu em 2024 e foi nomeado secretário municipal de Assistência Social. Desde então, Rutênio manteve uma atuação mais discreta, mas participou de alguns debates com os parlamentares da oposição.

De acordo com informações de bastidores, já confirmadas pelo secretário de Articulação Política, Jhonatan Santiago, há cerca de três semanas, Rutênio está se preparando para um novo desafio: disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre nas eleições de 2026. O União Brasil, seu partido, já articula sua pré-candidatura a deputado estadual.

Com a possível saída de Rutênio da liderança, a expectativa é que o atual vice-líder da base do governo na Câmara, vereador Márcio Mustafa (PSDB), assuma oficialmente o cargo. Rutênio, por sua vez, deve continuar como vice-líder, ocupando uma posição de apoio dentro do grupo que representa a gestão municipal no parlamento.