Acre se destaca em Semana do Clima da América Latina com discussões sobre REDD+ Jurisdicional

Durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW 2023) no Panamá, na tarde de terça-feira (24), o Acre protagonizou o painel “Lições aprendidas na implementação de REDD+ Jurisdicional em estados brasileiros”. Leonardo Carvalho, presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), mediou a discussão que contou com participações presenciais e virtuais de especialistas, tanto do estado acreano quanto de outras regiões brasileiras.

Dentre os presentes estavam: Francisca Arara, da Secretaria dos Povos Indígenas do Acre; Rodrigo Neves, da Procuradoria-Geral do Acre; e Rose Sena, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). Representando outros estados brasileiros, participaram Richard Smith, de Mato Grosso; Marcelo Lelis, do Tocantins; e Milena Brandão, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A sessão também contou com representantes de governos internacionais, investidores e parceiros.

O painel abordou as oportunidades, desafios e aprendizados da implementação de projetos de REDD+ Jurisdicional, com foco em políticas que reduzem os impactos das mudanças climáticas e conservam os serviços ecossistêmicos.

Destaca-se que o Acre foi pioneiro no Brasil ao implementar a primeira iniciativa de REDD+ Jurisdicional em 2012. A LACCW 2023 é uma preparação para a COP28 nos Emirados Árabes Unidos, em dezembro, onde se busca intensificar debates sobre soluções climáticas e financiamento climático.

Fonte: Agência de Notícias do Acre.