Durante a solenidade que celebrou os 50 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), realizada nesta quarta-feira, 25, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para defender o retorno do voto impresso no Brasil.
Em seu discurso, Bocalom reconheceu os avanços da Justiça Eleitoral e elogiou o trabalho realizado no Acre. Ele destacou que já participou de dez eleições, vencendo cinco e perdendo outras cinco, e ressaltou que considera o sistema eficiente. No entanto, reafirmou sua posição favorável à impressão do voto eletrônico.
“A Justiça Eleitoral faz no Brasil um trabalho muito bonito, e vejo que está cada dia mais aprimorada. Mas ainda há uma dúvida muito grande em relação ao voto eletrônico. Está se discutindo a possibilidade de imprimir os votos eletrônicos. Eu acho que isso é importante. Representa uma melhoria, uma transparência maior da democracia. Então, fico muito feliz com essa discussão. Volto a insistir, já que sou um grande beneficiário da Justiça Eleitoral“, afirmou.
Após a fala do prefeito, outras autoridades presentes reforçaram sua confiança no atual sistema eletrônico de votação, o que gerou certo desconforto no ambiente da solenidade.