Ufac entra no top 10 das federais que mais recebem emendas parlamentares em 2025

A Universidade Federal do Acre (Ufac) está entre as dez instituições federais brasileiras que mais receberão recursos por meio de emendas parlamentares em 2025. Segundo levantamento do Observatório do Conhecimento, com base em dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), a Ufac ocupa a 9ª colocação, com previsão de R$ 23,2 milhões destinados por deputados e senadores.

As emendas parlamentares são verbas adicionais enviadas por parlamentares para reforçar o orçamento de órgãos e instituições públicas. No caso da Ufac, esses recursos devem ser aplicados em infraestrutura, reestruturação e no fortalecimento de projetos de pesquisa e extensão no Acre.

Apesar da importância, a reitora Guida Aquino alerta que as emendas têm caráter paliativo e não substituem a necessidade de um orçamento regular e robusto.

“O orçamento das universidades está cada vez menor. Nossa luta, por meio da Andifes, é pela reposição e pela garantia de recursos suficientes para despesas básicas, como custeio e manutenção. As emendas deveriam ser voltadas, prioritariamente, para investimentos, como construção de prédios, aquisição de equipamentos e melhorias em laboratórios”, destacou.

Para 2025, as 69 universidades federais brasileiras devem receber juntas R$ 571 milhões em emendas, o que representa cerca de 7,2% de seus orçamentos. O estudo ressalta que o papel dessas verbas deve ser complementar e não substituir políticas públicas consistentes para o financiamento do ensino superior.