Um adolescente de 16 anos, identificado como Yago Silva e Silva, morreu na madrugada desta quinta-feira (13) após ser baleado durante uma abordagem da Polícia Militar do Acre (PM-AC) no bairro Triângulo, no Segundo Distrito de Rio Branco. Um segundo suspeito, que estava com ele, foi detido com armas, munições e drogas.

Segundo informações do 2º Batalhão da PM, a equipe realizava rondas na região após receber denúncias sobre criminosos armados circulando entre os bairros Taquari e Triângulo. Por volta de 1h, os militares avistaram dois homens em atitude suspeita na rua Padre José, área conhecida pelo tráfico de drogas.
Ao notar a aproximação da viatura, um dos suspeitos tentou se afastar atravessando a rua, enquanto o outro permaneceu no local. Durante a abordagem, um deles teria jogado a arma no chão e se rendido. Já Yago, conforme relato dos policiais, sacou uma escopeta e tentou apontar para o militar que se aproximava. O policial reagiu, efetuando um disparo que atingiu o adolescente.
O comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Felipe Russo, afirmou que a dupla já estava sendo monitorada desde a noite anterior.
“A guarnição percebeu que os dois tentaram se reorganizar ao notar a presença da viatura, o que reforçou a necessidade de uma abordagem imediata para evitar que a situação evoluísse para um confronto maior. Um tentou esconder a arma atrás do corpo, enquanto o outro mantinha uma escopeta na cintura”, disse.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e a área isolada para a perícia, porém Yago não resistiu ao ferimento.
Nos bolsos do adolescente, os policiais encontraram três cartuchos intactos calibre 28, além de porções de crack, cocaína e skunk. A escopeta usada na tentativa de disparo também foi apreendida.
O segundo envolvido foi levado para a delegacia. Com ele, os policiais encontraram outra arma de fogo e mais munições. Aos militares, o suspeito afirmou que ambos atuavam como responsáveis pela segurança de um ponto de tráfico na região.