O abastecimento de água permanece reduzido em seis regionais de Rio Branco após o temporal registrado na segunda-feira (8) e problemas elétricos que atrasaram a instalação de uma motobomba na Estação de Tratamento de Água (ETA) II. As informações foram confirmadas pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) na noite desta terça-feira (9).
Segundo o presidente do órgão, a captação de água deve ser retomada a partir das 2h desta quarta-feira (10). As regionais afetadas são:
- Segundo Distrito
- Calafate
- Sobral
- Tucumã
- Estação Experimental e adjacências
- Portal Amazônia e adjacências
A previsão inicial era de que o sistema fosse normalizado ainda na segunda-feira, mas as fortes chuvas que atingiram a capital agravaram os danos e atrasaram os reparos. Além da substituição da bomba, o Saerb informou que está realizando melhorias elétricas e a limpeza da lagoa da estação, medida que deve ajudar a manter o funcionamento da ETA II durante o período de cheia do Rio Acre.
Ainda na terça-feira, a autarquia afirmou que investiga um suposto caso de imperícia de um funcionário, que teria provocado danos em equipamentos da estação. O órgão não divulgou detalhes sobre o caso.
“Acredito que até às 2h desta quarta a ETA II volte a captar normalmente. Houve uma revisão geral do sistema, sobretudo após as chuvas da tarde de segunda, o que atrasou a conclusão dos serviços”, explicou o presidente Enoque Pereira.
Histórico de interrupções
O abastecimento de água em Rio Branco vem sendo marcado por sucessivas falhas e emergências ao longo do ano. No dia 1º deste mês, bairros como Cadeia Velha, Habitasa e parte do São Francisco ficaram sem água após o rompimento de uma adutora na Avenida Brasil, no Centro.
Em novembro, moradores relataram mais de 40 dias de abastecimento reduzido devido ao alto nível de turbidez do Rio Acre — condição causada pela presença de lodo, balseiros e outras partículas em suspensão.
Em fevereiro, um deslizamento de terra na captação da ETA I e falhas em uma bomba de 400 litros levaram à interrupção total do abastecimento na cidade. Em março, um flutuante virou por causa da forte correnteza e de um tronco, paralisando a captação da ETA II. Já em abril, a presença de balseiros e sujeira no rio voltou a comprometer o sistema.
Apesar do repasse de R$ 9,6 milhões para as obras de recuperação da ETA II — parte dos R$ 16,8 milhões previstos — os problemas estruturais persistem, e a situação de emergência na estação precisou ser prorrogada pela prefeitura.
Nota do Saerb
O Saerb informou que:
- O abastecimento nas regionais atendidas pela ETA II começará a ser restabelecido nesta quarta-feira (10);
- Equipes seguem em operação contínua para normalizar o fornecimento de água;
- Será aberta investigação sobre a denúncia de possível imperícia atribuída a um suposto servidor;
- A população deve evitar compartilhar informações sem verificar sua autenticidade.