Força-tarefa Brasil–Bolívia destrói dragas e apreende mercúrio em operação contra garimpo ilegal

Uma operação conjunta entre forças de segurança do Brasil e da Bolívia foi realizada para combater o garimpo ilegal de ouro na região de fronteira entre os dois países. A ação foi coordenada pela Polícia Federal (PF), por meio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), em parceria com a Polícia Nacional da Bolívia, com apoio da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), do Ibama e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Durante a operação, foram inutilizadas dragas clandestinas em território brasileiro e apreendido mercúrio, substância altamente tóxica que representa sérios riscos ao meio ambiente e à saúde humana. A Sedam atuou no suporte às ações de fiscalização e na proteção dos recursos naturais da região.

A iniciativa faz parte da Operação Madeira Mamoré, que reúne forças federais e estaduais com o objetivo de enfrentar crimes ambientais e transnacionais na faixa de fronteira noroeste de Rondônia.

Ao todo, mais de 50 agentes brasileiros e bolivianos participaram da ação, utilizando seis embarcações para fiscalizações nos rios Mamoré e Madeira, no Brasil, e Madre de Dios, na Bolívia, áreas frequentemente exploradas por atividades ilegais de mineração.