O professor do Instituto Federal do Acre em Xapuri (IFAC), Uilson Matter, foi preso na tarde da última quinta-feira, 14, ao se apresentar na delegacia. Ele é acusado de manter em cárcere privado e agredir um aluno menor de idade em sua propriedade rural.
O educador foi denunciado por espancar o estudante e assumiu o crime em um áudio enviado à família da vítima logo após a ocorrência, que aconteceu em 27 de novembro. O caso tramita em segredo de justiça, mas com mandado de prisão expedido pela Justiça, o professor foi preso ao se apresentar na Delegacia Geral de Polícia de Xapuri.
Ao chegar no hospital da cidade para os procedimentos de praxe, o educador optou por permanecer em silêncio ao ser questionado sobre o caso. O IFAC já havia afastado preventivamente o professor após tomar conhecimento do ocorrido.
O professor foi denunciado à polícia e ao IFAC por submeter o estudante a agressões físicas e psicológicas em sua propriedade particular. A motivação inicialmente apontada foi um suposto furto de uma bicicleta, mas os detalhes revelados posteriormente mostraram um cenário diferente.
O IFAC, em nota, informou que instaurou procedimento administrativo para investigar o incidente e que o servidor envolvido foi afastado preventivamente para assegurar a imparcialidade na apuração. O caso segue sendo investigado pela Delegacia Geral de Polícia Civil de Xapuri.