Ano Letivo de Milhares de Alunos em Rio Branco se Estenderá até 2024 devido às Enchentes

Milhares de alunos da rede pública estadual e municipal em Rio Branco enfrentarão um encerramento tardio do ano letivo, previsto somente para 2024. O atraso decorre das consequências da enchente do Rio Acre em vários municípios.

Na capital, além da enchente do rio, o transbordamento de igarapés levou à suspensão das aulas e a um atraso no término do ano letivo. Muitas escolas também foram utilizadas como abrigo para famílias desalojadas dos bairros mais afetados pela enchente.

Com mais de 144 mil alunos na rede estadual, a maioria passará o ano novo nas salas de aula. Para os estudantes nos municípios afetados pela enchente, o calendário escolar se estenderá até 12 de janeiro. Já para aqueles em municípios não impactados pelas inundações, as aulas encerrarão no final de dezembro, no dia 30. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) não especificou quantos alunos terão o encerramento do ano letivo somente em 2024.

Em Rio Branco, onde as enchentes e transbordamentos de córregos e igarapés foram significativos este ano, as aulas continuarão até meados de janeiro, com o ano letivo se encerrando em 19 de janeiro. Vale ressaltar que, no Brasil, os municípios são responsáveis pela educação infantil, e na capital acreana, mais de 20 mil crianças estão matriculadas nas escolas.