Campanha de Vacinação contra a Gripe Prorrogada no Acre com Cobertura de Apenas 6,8%

Com uma cobertura vacinal de apenas 6,8% em quase um mês de campanha, a vacinação contra a gripe para a população em geral foi estendida no Acre. O Ministério da Saúde prorrogou a campanha em toda a região Norte, permitindo a imunização até 29 de fevereiro. Apesar de 717 mil doses terem sido aplicadas na região, apenas pouco mais de 34 mil pessoas foram vacinadas no Acre, de um público-alvo de 311,5 mil, segundo dados do Programa Nacional de Imunização do estado (PNI-AC).

A mudança no calendário vacinal, adaptando-se ao clima tropical e amazônico, visa reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes da gripe. A campanha iniciou em 13 de novembro e seguirá até 29 de fevereiro, indo além da data originalmente prevista para 15 de dezembro.

A coordenadora do PNI-AC, Renata Quiles, explicou que a alteração atende a um pedido antigo da Saúde do Acre, destacando a importância da vacinação preventiva antes do período chuvoso. Os sintomas da gripe incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

A campanha abrange diversos grupos prioritários, incluindo idosos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, profissionais das forças de segurança, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, e pessoas em situação de rua.