O Policial Penal E. A. de S, de 50 anos, foi preso pela Polícia Civil em Cruzeiro do Sul, juntamente com três detentos, por envolvimento em atividades ilícitas. O policial foi filmado jogando drogas e celulares para dentro do presídio Manoel Neri. Os detentos G. P. S., F. de S. M. e J. J. R. P. também foram detidos.
Os acusados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, receptação, favorecimento real, corrupção passiva e por promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa. A ação faz parte da Operação Elo Quebrado, conduzida pelo Programa Guardiões das Fronteiras da Polícia Civil do Acre.
A investigação foi desencadeada após a descoberta de telefones e drogas durante uma revista no pavilhão 7 do presídio, onde estão detidos membros do Comando Vermelho. A ação ocorreu após indivíduos, em uma motocicleta, danificarem a rede elétrica do presídio, desligando os bloqueadores de sinal por três horas. Durante esse período, os detentos utilizaram os celulares para fazer chamadas.
O Policial Penal foi identificado como responsável pelo transporte e entrada de drogas, celulares e outros objetos proibidos no presídio. A operação recebeu o nome de “Elo Quebrado” devido à conduta ilícita do servidor público. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) informou que instaurará um procedimento administrativo para apurar os fatos e aplicar eventuais medidas disciplinares. O policial penal permanecerá à disposição da justiça.