Pesquisadora do Acre eleita para a Academia Brasileira de Ciências

A professora Sonaira Souza da Silva, do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (UFAC) em Cruzeiro do Sul, foi eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ela faz parte do grupo de membros afiliados da entidade na Região Norte.

Outros membros eleitos da região incluem pesquisadores de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

A eleição foi destacada pela ABC, que observou que em 2023 as mulheres representam a maioria entre os membros titulares eleitos, com 60% de aprovação. Entre os membros afiliados, a equidade foi alcançada com 50% de representação feminina.

Sonaira Souza da Silva é engenheira agrônoma e mestre em Produção Vegetal pela UFAC, além de doutora em Ciências Florestais Tropicais pelo INPA. Ela se torna a primeira pesquisadora de uma instituição acreana a ser eleita para a ABC na categoria de membros afiliados desde a criação dessa categoria em 2007.

A pesquisadora destaca que sua principal linha de pesquisa é o fogo na Amazônia Sul Ocidental, buscando entender os padrões das queimadas e incêndios florestais no Acre e suas relações com o clima, desmatamento e degradação da floresta. A conquista destaca a importância das pesquisas desenvolvidas pela UFAC.