Acre registra 60 casos de febre oropouche em 2023, informa Secretaria de Saúde

O governo do estado do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgou que houve 60 casos confirmados de infecção pelo vírus oropouche em 2023. O arbovírus, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue, foi identificado em oito dos 22 municípios acreanos, com destaque para Rio Branco, que concentrou mais de metade dos casos (32).

Os municípios que também registraram a doença foram Acrelândia (8), Manoel Urbano (8), Porto Acre (5), Feijó (3), Sena Madureira (1), Brasiléia (1) e Xapuri (1).

Os dados, computados até 22 de dezembro do ano passado, indicam que mais de 60% dos casos confirmados ocorreram nos primeiros três meses do ano, período que coincide com a época de chuvas.

A principal medida de prevenção é bloquear o ciclo reprodutivo do mosquito que transmite o vírus. Portanto, ações como eliminar água parada, limpar quintais e utilizar repelente em áreas com muitos mosquitos são essenciais no combate ao oropouche.

Os sintomas incluem febre, calafrios, dor de cabeça e nas articulações, náuseas, sensibilidade à luz, dor ocular, tonturas e manchas avermelhadas na pele. O tratamento consiste no alívio dos sintomas, e a recuperação geralmente ocorre em até uma semana.