A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou um mutirão de limpeza no parque urbano Horto Florestal após frequentadores encontrarem criadouros do mosquito Aedes aegypti. Larvas foram identificadas em cocos vazios descartados de forma inadequada.
A ação envolveu a remoção de milhares de cocos vazios, contando com o auxílio de caçamba e retroescavadeira. A limpeza visou eliminar os criadouros do mosquito transmissor da Dengue. O secretário da Semeia, Carlos Nasserala, destacou a necessidade de conscientização por parte dos frequentadores para evitar o descarte inadequado de materiais.
Além do mutirão de limpeza, está programado um fumacê no Horto Florestal, realizado pela Semsa, para combater o mosquito da Dengue. A aplicação será feita em toda a extensão do parque urbano, visando eliminar os mosquitos transmissores e prevenir a proliferação da doença. O Horto Florestal estará fechado para visitação pública após as 14h durante os trabalhos do fumacê, mas será reaberto no dia seguinte.