Os primeiros atendimentos no Ambulatório Especializado para pessoas Transexuais e Travestis no Acre, localizado na Policlínica no bairro Tucumã, marcou um avanço significativo na garantia de acesso à saúde para a comunidade LGBTQIA+.
A cerimônia de inauguração, realizada nesta terça-feira, 16, contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do Estado (SESACRE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Gabinete do Deputado Estadual Fagner Calegário, e outros.
O chefe do Núcleo de Populações Prioritárias e Vulneráveis da SESACRE, Nakágima Sanllay, expressou sua gratidão e destacou a importância do momento. “É a realização de um sonho. Após mais de dez anos de luta, estamos aqui. Este é um momento histórico. Agradeço ao Governador Gladson Camelli e ao Secretário Pedro Pascoal por toda sensibilidade com o tema. Reconheço também o Deputado Estadual Fagner Calegário, que foi o único parlamentar a destinar uma emenda parlamentar para tornar esse sonho possível”.
A criação do ambulatório especializado representa a concretização de um anseio da comunidade LGBTQIA+ no Estado do Acre há quase uma década. Desde a instituição da portaria nº 2803 pelo Ministério da Saúde, em 19 de novembro de 2013, o movimento social acreano tem buscado o acesso e atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a chegada do Secretário de Saúde, Pedro Pascoal, o ambulatório se tornou uma realidade para a comunidade.

Na inauguração, estavam presentes importantes membros para a comunidade lgbtqia+ do Estado do Acre. – Foto: Bianca Cabanelas
Para Ariel Nascimento, paciente na Policlínica e membro mais antigo do ciclo, compartilhou sua experiência e a importância do ambulatório. “Hoje, temos o ambulatório para cuidarmos de nós mesmos dentro da legalidade, com saúde e acompanhamento médico. Agora, temos essa possibilidade, é uma realidade. Somos gratos a todos os envolvidos”.
O fluxo de atendimento para a comunidade LGBTQIA+ iniciará com um atendimento de atenção primária no ambulatório da Urap Ary Rodrigues, inaugurado em novembro do ano passado, e seguirá na Policlínica do Tucumã, caso haja necessidade de atendimento especializado. Os atendimentos são gratuitos.