Nesta segunda-feira (22), policiais civis do Acre se reuniram em frente à Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) em Rio Branco para protestar em busca de melhores condições de trabalho e reivindicar um reajuste salarial específico para a categoria. Os agentes de segurança fecharam a rua e estenderam faixas como parte da chamada Operação Padrão.
De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol), a Polícia Civil recebeu apenas um aumento de 5% na remuneração, concedido de forma geral a todos os servidores, no final do primeiro mandato do governador Gladson Cameli (PP). No segundo mandato, houve um aumento escalonado até 2026, mas sem benefícios específicos para os policiais civis.
O presidente do Sinpol, Rafael Diniz, destacou que o objetivo do protesto é cobrar melhorias na estrutura de trabalho da Polícia Civil, além de abordar questões salariais. Para reforçar a necessidade de mudanças na administração, o sindicato realizou visitas às delegacias. A Operação Padrão não tem uma data definida para encerramento.