No âmbito da campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre saúde mental, o solo teatral “Cabo de Guerra” será apresentado no domingo, dia 28, às 19h, no Teatro do Sesc, no Centro de Rio Branco. Os ingressos, no valor de R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada), podem ser adquiridos antecipadamente pelo contato 68 999617599.
A peça “Cabo de Guerra” acompanha a jornada do jovem Lucas, que, em seu quarto, enfrenta dores físicas que despertam medo, angústia e ansiedade. Ao compartilhar depoimentos de outras pessoas que vivenciaram situações semelhantes, Lucas, entre lágrimas, raiva e desespero, busca expurgar seus medos, encontrar sua luz e reflete sobre o enfrentamento de conflitos internos e externos.
A obra, fruto da colaboração de artistas acreanos de diferentes gerações, é concebida por Daniel Scarcello, que também assina o texto e a atuação. A direção fica a cargo de Clarisse Baptista, coreografias por Felipe Barbosa, trilha sonora original por Jorge Anzol, e iluminação por Luís Rabicó.
“Cabo de Guerra” estreou em abril de 2022, em Rio Branco, financiado pela Lei Aldir Blanc 2021, sendo destaque no Dia Mundial da Criatividade (2022) no Acre. Baseado na experiência pessoal do ator, aliada a depoimentos coletados durante a pesquisa, o texto incorpora referências teóricas de Carl Jung, Thich Nhat Hanh, Christian Dunker e Rumi.
Daniel Scarcello comenta: “Estamos muito felizes de retomar o espetáculo, ainda mais neste período significativo para a pauta. Durante a primeira temporada tivemos um retorno muito positivo e não vejo a hora de poder contar novamente essa história que aborda uma questão tão necessária e atual, que é a saúde mental.”
Com uma linguagem simples, poética e acessível, “Cabo de Guerra” aborda temas considerados tabus, como depressão e ansiedade, trazendo à luz a importância da saúde mental e o entendimento do ser humano sobre seus pensamentos e sentimentos.
Além da apresentação ao público geral, o projeto “Cabo de Guerra – Janeiro Branco” contemplará seis sessões gratuitas, visando cerca de 600 pessoas. O projeto, aprovado no Edital do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), utiliza dados do Índice Instituto Cactus-Atlas de Saúde Mental (iCASM) de 2023 para identificar e atender pessoas mais afetadas por questões de saúde mental, incluindo populações de baixa renda, mulheres, jovens, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas surdas e população indígena.
O projeto conta com a parceria do Departamento de Humanização do Estado do Acre, do Núcleo de Populações Prioritárias e Vulneráveis, da Central Única das Favelas (CUFA), Casa Rosa Mulher, Movimento Jovens do Futuro /Comitê Chico Mendes, Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa Psicossocial Euclides Fernandes Távora (NEPSE), Grupo Arte de Ser, Centro de Apoio ao Surdo (CAS), Associação dos Surdos do Acre, e Juventude do Povo Huni Kuin de Rio Branco, através da FEPHAC.
As apresentações gratuitas, realizadas no Teatro de Arena do Sesc, serão seguidas por debates com profissionais da psicologia, incluindo Jorgenilce Alves, João Auricélio, Rodrigo Gomes, Sandra Ortiz e Leandro Rosa. “Cabo de Guerra – Janeiro Branco” conta com o apoio do Sesc Acre e da Usina de Arte João Donato.



