1º Torneio de Baladeira resgata tradições infantis em Rodrigues Alves durante o Festival de Férias

No último domingo, 28 de janeiro, Rodrigues Alves realizou o Festival de Férias 2024, destacado pelo 1º Torneio de Baladeira. Organizado pelo professor de Educação Física, Léo Mello, com o apoio do prefeito Jailson Amorim e do Departamento de Cultura, o evento atraiu participantes de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e comunidades próximas.

A ponte do Igarapé Grande, localizada na comunidade 13 de Maio, zona rural da cidade, serviu como palco para o torneio. Os competidores foram divididos em grupos masculinos, femininos e jovens de 12 a 16 anos. Prêmios em dinheiro e troféus foram concedidos aos vencedores, incluindo o título de “Melhor Baladeiro” do evento.

Léo Mello, o organizador, destacou o propósito do torneio, ressaltando o resgate da cultura local. Ele afirmou: “O evento tem como objetivo o fortalecimento da cultura da cidade, realizando uma competição com uma brincadeira que fez parte da infância de muita gente e está sendo extinta devido às tecnologias. As crianças de hoje em dia mal conhecem o que é baladeira. Inclusive, fui falar para minha filha de oito anos sobre a brincadeira e ela disse que não sabia. Então, a ideia principal é o resgate da cultura. Eu já tenho um projeto em mente que envolve todas as brincadeiras, como peteca, pião, queda de braço, entre outras.”