Dezenas de aposentados da Emater e da Cageacre estão sendo vítimas de um golpe que resulta em descontos não autorizados em seus salários. Os servidores, sem qualquer autorização prévia, estão sendo surpreendidos com descontos de contribuições para associações e sindicatos, variando entre R$ 40 e R$ 140. Alguns descobrem o golpe meses depois, acumulando prejuízos de até mil reais.
Os criminosos utilizam diversas entidades para aplicar o golpe, sendo a Associação Brasileira dos Servidores Públicos (ABSP) a mais recorrente. O site da instituição exibe um alerta enfatizando que não possui relação jurídica com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou qualquer órgão da Administração Pública, e que não realiza descontos em folha de pagamento.
“Aqui, várias pessoas estão sendo vítimas desse golpe. Ao entrar em contato com as supostas instituições recebedoras da contribuição, descobrimos que não partiu delas, ou seja, é um golpe”, relata Letícia Pessoa, servidora também afetada.
Os servidores suspeitam da possível participação de funcionários do INSS, pois os descontos são efetuados diretamente na folha de pagamento, mesmo sem autorização assinada. Alguns já recorreram ao Procon em busca de ressarcimento dos valores indevidamente descontados, e o caso foi denunciado à Polícia Federal.
Ao ser procurado, o INSS afirmou que o assunto não é tratado pela gerência local no Acre, pois os servidores estaduais não têm acesso à folha de pagamento. Apesar de um alerta sobre o golpe constar na capa do site de uma entidade utilizada pelos golpistas, o órgão federal declarou não ter conhecimento da suposta fraude, oferecendo apenas um link com orientações em caso de descontos indevidos.