Na manhã desta sexta-feira, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou a campanha de vacinação contra a dengue. O lançamento ocorreu na URAP Eduardo Assmar, localizada no bairro Quinze, região do Segundo Distrito da capital acreana.
O estado recebeu mais de 17 mil doses da vacina Qdenga, sendo que mais de 11 mil foram destinadas para a cidade de Rio Branco. Nesse primeiro momento, a vacina tem como público alvo as crianças de 10 e 11 anos, por ser um público com mais casos de hospitalização. A vacina é composta por duas doses, sendo a segunda aplicada após 90 dias da primeira.
O prefeito Tião Bocalom disse que é muito importante a vacinação e elogiou o trabalho da sua gestão de combate à doença. “Em 2021, teve uma incidência muitíssima alta da dengue e fizemos todo um trabalho de 2021 para 2022 e graças a Deus em 2022 houve uma redução. E agora, evidentemente, como o Brasil inteiro está sofrendo muito com a dengue, trouxeram a vacina”, falou à imprensa.
A secretária de saúde Sheila Andrade, contou que na primeira etapa serão usadas apenas 4 mil doses do imunizante. “Não vale a pena, nesse momento, distribuir em toda a rede de atenção básica, devido à procura ser pequena ainda. Então, nós estamos dentro do município com dois pontos de referência. Aqui o Eduardo Asmar, que fica no 15, e a Policlínica que é uma grande procura, tem muita criança lá no Tangará” disse.

Moradora do bairro 15, Francisca de 10 anos foi vacinada na URAL Eduardo Assmar, no mesmo bairro. Altemira nunca havia sido infectada com a dengue. Ela comemorou a imunização e ainda deixou um recado para as outras crianças.
“A vacina é importante porque eu não quero pegar dengue. Aí é melhor tomar a vacina para não ficar ruim. Agora eu não pego mais”, declarou a menina.