Federação das Indústrias do Acre e Embaixada do Brasil no Peru buscam fortalecer relações comerciais

Rio Branco, 21 de setembro de 2023 – No intuito de reativar e fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Peru, a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e a Embaixada do Brasil no país andino realizaram, na última quarta-feira (20), o seminário “Oportunidades Comerciais com o Peru”.

José Adriano, presidente da Fieac, destacou que desde 2019 não se registrava um diálogo intenso de relações comerciais com nações andinas. A pandemia colocou em pausa essas negociações, mas, segundo ele, o objetivo agora é reaquecer o interesse comercial. Adriano ressaltou os avanços recentes, como a exportação de carne bovina e suína para o Peru e demonstrou interesse em ampliar as transações comerciais, com foco em produtos como o milho.

O embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acúrio, salientou a capacidade brasileira de exportar produtos de qualidade ao Peru e expressou seu interesse em produtos como grãos e trigo. Acúrio ainda mencionou o estabelecimento de um comitê de fronteira sul, visando facilitar as transações comerciais entre as nações.

A integração portuária e o aprofundamento das relações comerciais foram defendidos por Pedro Rubín, Cônsul do Peru em Rio Branco, que enfatizou a boa relação já existente entre os dois países.

Por sua vez, Assurbanipal Mesquita, secretário de Indústria e tecnologia do Acre, destacou a importância do encontro e afirmou que as tratativas buscam consolidar os negócios entre os países, reativando rotas econômicas.

Assuero Doca Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), sublinhou a necessidade de relações comerciais mais estreitas devido à proximidade geográfica e defendeu que o Peru adquira milho do Brasil.

Mailza Assis, vice-governadora do Acre, que marcou presença no encerramento do evento, dialogou com representantes sobre futuras perspectivas de negócios para o estado, reforçando a importância da parceria entre as nações.