Secretário da Educação garante matrícula de estudante após ser impedida em escola estadual

Após uma estudante menor de idade ter sido impedida de se matricular em uma escola estadual no conjunto Tucumã, na cidade de Rio Branco, o secretário da Educação do Estado, Aberson Carvalho, garantiu o direito da menina, afirmando que o problema foi resolvido e que a menor poderá frequentar a instituição de ensino.

A aluna relatou que foi impedida de se matricular por ter um bebê de apenas 5 meses e que o diretor, Nelson Gadelha, alegou que o lugar de criança é em casa ou na creche, e que a presença da criança na sala de aula atrapalharia o rendimento dos demais alunos.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do Estado, da família e da sociedade assegurar à criança e ao adolescente, o direito à educação e outros. O Estatuto também prevê que em casos de suspeita ou confirmação de violação dos direitos da criança e do adolescente devem ser comunicados ao Conselho Tutelar.

Aberson Carvalho, disse ter tomado ciência do caso e que notificou o diretor da escola, onde a estudante poderá realizar sua matrícula, além de ressaltar que a Secretaria de Educação respeita a diversidade familiar, sem impedir legalmente que a aluna frequente as aulas.