Bar Recanto, único espaço LGBTQIA+ do Acre, encerra atividades em Rio Branco

O empresário Gabriel Santos comunicou o encerramento das atividades do Recanto, o único estabelecimento voltado para o público LGBTQIA+ em Rio Branco, Acre. A decisão foi divulgada na noite da última quinta-feira (21) por Santos, que expressou sua gratidão pela trajetória do bar nos últimos dois anos e meio e lamentou o encerramento.

“Conseguimos criar um espaço onde todos fossem aceitos e tratados com igualdade e respeito”, compartilhou Gabriel em sua conta no Twitter.

Sob a gestão de Santos, o Recanto serviu de inspiração para uma expansão do conceito. Este ano, foi inaugurado o Recanto Jampa em João Pessoa, Paraíba, recebendo elogios e destaque na mídia local.

Contudo, em Rio Branco, Gabriel enfrentou desafios com o poder público. Em junho, o estabelecimento foi fechado por fiscais da Prefeitura, acompanhados por policiais militares. Na ocasião, o empresário criticou a ação, classificando-a como “arbitrária e absurda”.

Com o foco voltado para a expansão de sua marca no Nordeste, Santos revelou planos de se mudar para João Pessoa em novembro. Ele concluiu seu comunicado com uma mensagem otimista: “O R (Recanto) sempre estará de portas abertas para vocês em algum lugar do Brasil”.