Governo Federal reconhece situação de emergência em 17 municípios do Acre devido a inundações

Nesta segunda-feira, 26, o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicou na edição do Diário Oficial da União (DOU), a portaria nº 622/2024, reconhecendo a situação de emergência em 17 municípios do Estado do Acre, em decorrência de inundações.

Nesse domingo, 25, o ministro da MIDR, Waldez Góes conversou com o governador Gladson Cameli e irá se reunir com as bancadas federais nesta segunda-feira, para que consigam a liberação de recursos necessários para ações de assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução.

“Por determinação do presidente Lula, estamos auxiliando as cidades do Norte do País, em Roraima pela estiagem, e no Acre pelas fortes chuvas, assim como temos feito desde o primeiro dia de governo com os municípios que passam por desastres em todos os estados do Brasil”, destacou o ministro.

Já o governador Gladson Cameli, nesse domingo, decretou estado de alerta em todo o estado, através de uma edição extra no Diário Oficial do Estado, com a medida tendo validade em 180 dias, passando a valer a partir da data de publicação.

Ambos os decretos, reconhecem a situação de emergência em 17 municípios, porém, as cidades mais criticas são: Assis Brasil, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Xapuri.

Matéria feita por Mirlany Silva