Quase um ano depois, os vigilantes Sebastião Ferreira de Lima e Nilson Afoncio Dóssimo foram condenados pelo crime de tortura pela agressão contra um morador de rua, Raimundo Fernandes Correia em maio de 2023. A decisão é do juiz da 1° Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
Sebastião Ferreira de Lima, o pastor foi condenado há 2 anos e 4 meses e Nilson Afoncio Dóssimo foi sentenciado a 2 anos e 8 meses, porém, apesar da condenação, o regime foi aberto.
O magistrado julgou procedente a denúncia do Grupo de Atuação Especial na Prevenção e Combate à Tortura (GAEPCT) do Ministério Público, assinado pelo promotor de justiça, Walter Teixeira Filho. A justiça negou a prestação de serviço à comunidade devido a gravidade do crime.
O caso aconteceu em maio de 2023, quando as imagens das câmeras de seguranças divulgadas nas redes sociais mostram os dois suspeitos espancando o homem com pedaços de madeira e uma barra de ferro, próximo a um depósito de lixo na calçada. A vítima aparece deitada no chão enquanto os homens desferiram diversos golpes.