Funcionários da empresa terceirizada questionam SESACRE sobre atraso salarial

Em reunião no Pronto-Socorro de Rio Branco nesta segunda-feira, 25, funcionários da empresa terceirizada Red Pontes cobraram explicações da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) sobre a continuidade de repasses financeiros à empresa, apesar dos constantes atrasos salariais. A secretaria afirmou que, embora a empresa tenha deixado de entregar certidões negativas de débitos, realizou os pagamentos seguindo “brechas” legais para garantir a remuneração dos colaboradores.

Andrea Santos Pelatti, Secretária-Adjunta de Administração, e Vanderson Bragança, diretor de administração, esclareceram que o pagamento direto aos funcionários não é permitido por lei e que a situação problemática com a empresa Red Pontes “já vem se arrastando há algum tempo”.

O promotor de justiça Ocimar Sales Júnior orientou que funcionários que se sintam prejudicados busquem a justiça do trabalho para resolver questões de direitos individuais. No entanto, prometeu um acompanhamento mais rigoroso da situação pela promotoria.

Os representantes da Sesacre e o promotor indicaram que o contrato com a Red Pontes poderá ser rescindido em breve, devido às recorrentes falhas da empresa em honrar seus compromissos. A secretária-adjunta Andrea Santos afirmou que o Estado busca alternativas que minimizem o impacto para os colaboradores e os serviços nas unidades hospitalares.