A prefeitura de Rio Branco, trouxe as vans odontológicas do programa Produzindo Sorrisos para o Parque de Exposições, nessa segunda-feira, 11, como o objetivo de atender de maneira eficaz as famílias acolhidas nos abrigos públicos.
Ao todo, serão realizados 120 atendimentos diários nas oito vans, sendo 20 pela manhã e 10 à tarde, distribuídos nos quatro pontos pelo parque. O programa é fruto do recurso destinado pelo senador Márcio Bittar.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou que a gestão busca oferecer toda a assistência necessária às pessoas abrigadas. Com a introdução das vans odontológicas, será mais um serviço que estará disponível para elas.
“Isso daqui é uma forma de demonstrarmos o amor que temos pela população rio-branquense. Essas pessoas são as mais vulneráveis, porque muitas moram na beira do rio, algumas perderam tudo e tiveram que deixar suas casas para virem para cá. Muitas não têm coragem de ir em uma unidade de saúde para cuidar da boca, mas esse é o momento”, ressaltou.
A secretária municipal, Sheila Andrade, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que, além da unidade de saúde no Parque, o município disponibilizará outros serviços aos abrigados durante a semana.
“Essa semana será algo diferenciado. Trouxemos as oito vans odontológicas e vamos de boxe em boxe, conversar com as pessoas nesse retorno para casa em relação às doenças, porque são muitas causadas nesse retorno, entre elas e a principal, é a leptospirose. Nós vamos conversar, haverá palestras, além disso, a gente também vai ter atividade da Academia da Saúde toda tarde, tanto para as crianças quanto para os adultos. Vai ser uma semana de saúde, para levar conhecimento as pessoas que estão aqui no parque”, afirmou.
Os abrigados elogiaram a qualidade do serviço, destacando a importância dessa iniciativa da prefeitura. “É muito legal para a gente e para os filhos da gente. Está muito caro, né? O meu filho está precisando e no momento não estou tendo condições para fazer isso tudo. Está maravilhoso”, disse Iris Nonato.
“Ótimo, porque aqui foi fácil, rápido e seguro. Cheguei e não fiquei nem dez minutos na fila, porque em outros cantos eu passei mais de horas e não tinha conseguido. Eu não tenho condições, então isso aqui para mim foi muito bom, muito mesmo. Eu e minha filha fizemos o tratamento, ela fez uma limpeza e o sorriso está lindo”, disse Maria da Liberdade.