Delegacia de Flagrantes retoma serviços após incêndio

Os serviços relacionados à elaboração de boletins de ocorrência e solicitação de perícias criminais foram retomados na tarde deste domingo, 17, na Delegacia de Flagrantes (Defla), após o incêndio ocorrido no sábado, 16. Além disso, o funcionamento do cartório central-coordenação também foi restabelecido. No entanto, as prisões em flagrante agora estão sendo encaminhadas para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), localizada na Via Chico Mendes.

O incidente afetou a sala que abriga o cartório da delegacia, representando cerca de 5% do prédio, ocasionando alguns danos. Felizmente, não houve vítimas.

Após o ocorrido, a Direção-Geral da Polícia Civil conduziu inspeções e investigações durante todo o domingo para determinar as causas do incêndio, especialmente concentrando-se no trabalho de complementação da perícia no local.

Foto: Ascom/PCAC

O delegado-geral, Henrique Maciel, garantiu que todas as medidas estão sendo adotadas para garantir que os procedimentos sigam sua normalidade.  “A partir desta segunda-feira, 18, uma intervenção será realizada nas áreas afetadas, incluindo reparo total no telhado, na parte elétrica e na pintura, visando à recuperação das instalações”, informou.

Maciel enfatizou ainda o compromisso da Polícia Civil com a segurança e o funcionamento adequado das delegacias, buscando sempre oferecer um serviço de qualidade à comunidade e aos seus policiais.

Também nesse domingo, o governo do estado emitiu uma nota sobre o incêndio ocorrido na Defla. Abaixo está a nota na íntegra:

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Polícia Civil do Acre (PCAC), informa que na noite deste sábado, 16, houve incêndio em uma das salas da Delegacia Central de Flagrantes (Defla), em Rio Branco. No momento no sinistro não havia preso nas celas e nenhum outro cidadão ou policial ficou ferido.

Peritos criminais da Polícia Civil já foram acionados para investigar o motivo do incêndio e o grau de comprometimento das salas. Até o momento, o que se sabe é que apenas 5% do prédio foi atingido pelo incêndio, havendo necessidade de pequenas intervenções.

Por enquanto, os atendimentos de flagrante foram transferidos momentaneamente para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), localizada na Via Chico Mendes, no Segundo Distrito da capital, mas a partir das 18 horas deste domingo, as ocorrências já passarão a ser recebidas na Defla. O cartório central continua funcionando normalmente.

Por fim, o governo informa que na segunda-feira, 18, serão iniciadas as intervenções no prédio da Defla, e no menor espaço de tempo, a delegacia voltará a funcionar em plenas condições.

Secretário de Segurança
José Américo Gaia

José Henrique Maciel

Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre