Durante a sessão desta terça-feira, 2, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou uma proposta de decreto para a instalação de uma estátua no hall da Casa Legislativa em homenagem ao ex-governador José Augusto de Araújo.

Foto: Reprodução
De acordo com o parlamentar, a homenagem tem como objetivo reconhecer a trajetória política e a vida de José Augusto, que foi “covardemente cassado pela Ditadura Militar de 1964”, levando-o a assinar uma carta de renúncia, o que resultou na colocação no cargo do comandante da 4ª Companhia Militar, capitão Edgar Pedreira de Cerqueira Filho.
“Nós precisamos completar essa homenagem, aquele que pela primeira vez, quando o acreano teve a possibilidade de escolher e eleger o governador, não pôde cumprir com o seu mandato. Nesse sentido, peço a mesa diretora que acate essa proposta de decreto legislativo, que ponha para apreciação no âmbito das comissões e tragam para esse plenário para que a gente possa completar esse processo de reparação histórica e homenagear a um jovem que sonhou, que conquistou os corações e mentes dos acreanos e que foi impedido pela ditadura de exercer seu mandato”, disse o deputado.
José Augusto de Araújo, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e natural do município de Feijó, venceu as eleições contra o senador José Guiomard Santos. Apesar do apoio popular, suas ideias foram consideradas demasiadamente revolucionárias pelos militares, por se alinhar ao pensamento de João Goulart e defender a reforma agrária.