A Polícia Civil do Acre (PCAC) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promove, entre os dias 19 e 22 de setembro, uma capacitação focada no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. O evento, parte do Programa Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), ocorre em Rio Branco e reúne profissionais de diversas entidades, incluindo Polícia Federal, Tribunal de Justiça e Ministério Público.
A formação visa equipar os participantes com ferramentas e conhecimentos para fortalecer as ações contra atividades ilícitas, com especial ênfase na cooperação jurídica internacional – um tópico crucial para o Acre, que tem fronteiras com a Bolívia e o Peru.
Arnaldo Silveira, coordenador-geral de cooperação jurídica internacional em matéria civil do DRCI, destaca: “Esta é uma oportunidade inigualável de intercâmbio com as autoridades acrianas, buscando aprimorar o auxílio no combate à corrupção e lavagem de dinheiro”.
O conteúdo da capacitação abordará, entre outros tópicos, crimes transfronteiriços, como tráfico de drogas, armas e pessoas. O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, ressaltou a importância do treinamento: “É uma experiência singular para os profissionais que enfrentam a lavagem de dinheiro e outros crimes relacionados”.