Polícia Civil do Acre apreende 809 quilos de drogas na região do Juruá em 2023

O Núcleo de Investigação Criminal (NEIC) da Polícia Civil apresentou esta semana um relatório destacando suas atividades em 2023 na região do Juruá, onde foram apreendidos 809 quilos de drogas e 16 armas de fogo. Essas ações resultaram em um prejuízo estimado de R$ 11.5 milhões para o crime organizado.

Durante o ano, foram instaurados 75 procedimentos, dos quais 72 foram encaminhados ao Poder Judiciário. A polícia realizou 42 operações policiais, executou 48 mandados de busca e apreensão e cumpriu 78 mandados de prisão.

A região do Juruá, composta por municípios como Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, faz fronteira com o Peru, tornando-se uma área de grande movimentação para traficantes e um dos principais corredores de drogas no Brasil.

A Polícia Civil do Acre, em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário, tem desempenhado um papel crucial no combate ao crime organizado, resultando em significativas apreensões de drogas nos últimos doze meses.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel, atribui os números ao comprometimento do governador Gladson Cameli com a Segurança Pública, destacando os investimentos na pasta. O reforço com novos delegados e agentes, especialmente nas delegacias do interior, tem sido uma estratégia eficaz para combater a criminalidade nessas regiões de fronteira.