Os indíces de violência no estado do Acre têm apresentado uma redução significativa neste ano, conforme demonstrado por um levantamneto realizado pelo Departamento de Inteligência e Estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Os estudos ressalta as quedas ocorridas no mês de fevereiro, com destaque para a redução de 51,57% nos casos de roubo em fevereiro de 2024, em comparação com janeiro, que registou uma diminuição de 35,36%, se comparado ao mesmo período de 2023,

Segundo o secretário de Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, essa queda nos índices é resultado do trabalho expressivo e integrado das forças de segurança no combate à criminalidade.
“Temos atuado com todas as forças de segurança em pontos estratégicos com objetivo principal de garantir mais segurança à população acreana. Esses dados dos últimos cincos anos mostram que nossa atuação está apresentando bons resultados. Nosso foco é que os números reduzam ainda mais”, afirmou.
O chefe do Departamento de Inteligência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência da Sejusp, Nilber Chaves, destaca que o estudo aponta que os municípios que tiveram a maior redução foram Xapuri, Tarauacá, Brasiléia, Sena Madureira e Rodrigues Alves.
“No levantamento percebemos a maior redução nesses cincos municípios. Esse tipo de análise nos permite perceber aonde devemos intensificar os esforços para impedir a criminalidade”, concluiu.