Empresas denunciam atrasos no pagamento de serviços prestados a educação estadual

Nesta quinta-feira (28) um grupo de empresários denunciou ao Diário Expresso que a Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE/AC) não paga as empresas terceirizadas desde dezembro de 2023. Com isso não está sendo possível manter, de forma organizada, o pagamento dos funcionários e as despesas dos serviços prestados. 

Um dos empresários afirmou que há uma burocratização exagerada no processo de pagamento a fim de pressioná-los. “Não há porque está ocorrendo esse atraso absurdo, o dinheiro em sua grande maioria é do Fundeb. O secretário está tornando os pagamentos super burocráticos, atrasando o repasse para todas as empresas que prestam serviço para a educação”. 

O grupo atrela a culpa dos atrasos e dificuldades ao atual secretário de educação, Aberson Carvalho. Segundo eles, o secretário está destruindo o legado de organização e cumprimento dos deveres da antiga secretária Socorro Neri (PP), atual deputada federal.

“Durante a gestão da Socorro Neri não haviam atrasos e muito menos essa dificuldade nos recebimentos, ele está acabando com o trabalho que ela deixou na secretaria, ele tá sujando o nome da ex-secretária. Não há gestão na educação enquanto esse secretário estiver lá”, enfatizou um dos empresários.

Os empresários finalizaram que se nada for resolvido por parte da gestão do governador, Gladson Cameli (PP), eles irão realizar denúncia judicial contra o secretário Aberson.