Entre um corredor e outro: Jebert Nascimento é sondado para ser o vice de Marcus Alexandre, enquanto Bocalom decide entre Sheila Andrade e Joabe Lira

Olá meus queridos leitores, após o final de semana mais doce do ano e com o amor no ar após o anúncio público do prefeito Tião Bocalom da sua nova namorada, a semana que se inicia é a última para que vereadores e secretários se filiem aos partidos para quem pretende disputar umas das cadeiras da câmara municipal. Confere aí, o que eu ainda consegui ouvir entre um corredor e outro este final de semana. 

RAIO-X DOS CORREDORES DOS PARTIDOS.

Até o momento podemos dizer que apenas o MDB está com sua chapa finalizada. Ressaltando ainda, que esta semana alguns nomes de peso podem desembarcar no partido. Já nos corredores do partido progressista (PP) montou uma força tarefa para enquadrar aqueles que têm fatura a ser paga, a fim de deixar sua chapa minimamente atrativa. Nos corredores do  PL o time é de peso! Não podemos ser menos, haja visto que é o “partido” da caneta, podemos assim dizer. Enquanto isso os corredores do PSD do Senador Petecão, se prepara para dar adeus a vereadora Lene Petecão, o partido vive um verdadeiro racha interno protagonizado pela vereadora e pela vice-prefeita Marfisa Galvão o que pode prejudicar o fechamento da chapa. 

O PSDB parece que terá uma chapinha um tanto quanto modesta. Mas é como diz o ditado, “o pouco pra quem não tem nada é muito”. A pergunta é, e o CIDADANIA vai contribuir com o que? E a mesma pergunta é para o PDT, como está a chapa para eleições municipais? 

Já o partido do Rueda, ou melhor dizendo o União Brasil, está conseguindo quebrar a lógica. O partido que no início da janela era visto como uma potência vai vendo, sua possível chapa ruir. Escutei entre um corredor e outro que quando os candidatos chegam para conversar são logo enquadrados para um possível apoio futuro a candidatura de Rueda, e isso tem sido visto com resistência por parte de alguns candidatos, pertencente a outros grupos políticos. 

Enquanto isso no PODEMOS a chapa vai sendo desenhada aos trancos e barrancos. Quem deve dar tchau é a esposa do deputado André Valle, para que outros nomes se filiem a essa condição. O REPUBLICANOS tem protagonizado uma vizinhança das grandes. Nas rodas de conversa, seus dirigentes dizem que os nomes dos seus pré-candidatos serão mantidos em sigilo. Em todas as outras rodas a primeira coisa a ser apresentada é a relação dos pretensos candidatos, essa estratégia é nova.

Nos resta saber se vai dar certo. PT, PV e PCdoB, a famosa federação vem com o quadro mais ideológico dentre todos os demais partidos, agora se terá voto só a apuração dirá.

— Confesso que cheguei a pensar que alguns partidos não sobreviverão a esse pleito, em especial o PSDB e PODEMOS.

TCHAU…TCHAU, AMIGO.

Alysson Bestene vai se despedir das eleições saindo menos do que entrou. Essa história de que ele teria pedido a Secretária Estadual de Educação como recompensa por não ser mais candidato não pegou nada bem. 

— Acabamos de assistir um filme famoso “A volta dos que não foram”

SERÁ?

O que tenho ouvido entre um corredor e outro é que o secretário Joabe Lira é o nome mais bem cotado para ser o vice na chapa do atual prefeito. Quando o assunto é lealdade e bajulação, podemos dizer que o secretário já se credenciou.

— Ouvi dizer que quem está doído pela saída do secretário são os garis. Para não ficar dúvidas, quem me disse isso foi um gari.

HISTÓRIA PARA BOI DORMIR.

Nos corredores da política não tem pegado bem essa história de que Marcus Alexandre ainda não tem um nome para ser seu vice. Todos sabem da proximidade do Marcus com o empresário Jebert Nascimento, da JWC, uma das maiores empresas de terceirização do Estado. Pude apurar que o nome do Jebert foi sondado por Alysson Bestene, esse quando ainda trabalhava sua pré-candidatura e há corredores que debatem sobre a possibilidade do empresário Jebert Nascimento ser o escolhido para ser vice de Marcus Alexandre.

— Sem dúvida nenhuma um dos nomes mais interessantes do atual cenário

FAZENDO O DEVER DE CASA.

Quem vem fazendo o dever de casa e ajudando na construção partidária sem dúvida nenhuma é a deputada federal Socorro Nery, onde está participando ativamente da construção política do Partido Progressista no interior. Para quem ainda não se ligou, as eleições de 2026 já começaram.

— E não é que a prefeita ainda está esbanjando disposição.

BOM VELHINHO OU GARGAMEL?

O prefeito assumiu publicamente esse final de semana que está vivendo uma nova fase amorosa em sua vida. Na última eleição a imagem que Bocalom passou era do bom velhinho o que não se sustentou nos primeiros meses da sua gestão frente à prefeitura de Rio Branco. Episódios como a pancadaria nos garis, assim como, a forma truculenta em tratar as lideranças comunitárias, marcaram o primeiro ano da gestão.

— Será que as eleições vindouras já estão amolecendo esse coraçãozinho?

VAI UM AMENDOIM AÍ?

E na terra do amendoim, o cenário político também está polarizado entre as candidaturas de Gilson da Funerária e a atual prefeita Rosana Gomes (PP). O pré-candidato Gilson vai conseguindo montar seu time de candidatos, quanto a atual prefeita naturalmente, por força da caneta na mão, consegue se movimentar melhor. 

—Tem uma pergunta que não quer calar, quem é que manda na prefeitura, a prefeita ou o irmão James Gomes?