O Acre encerrou sua participação no judô dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) Sub-18, realizado no ginásio Lauthenay Perdigão, em Maceió, sem subir ao pódio. A delegação acreana retornou a Rio Branco, na última quarta-feira, 12.
Ao todo, 12 estudantes de escolas da capital e do interior do Acre participaram, sendo sete meninos e cinco meninas. O presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade), João Renato Jácome, e dois oficiais da Fade acompanharam os estudantes no evento, que teve início no último domingo , 9.
João Renato avaliou de forma positiva o desempenho da equipe e destacou o foco em fortalecer os trabalhos futuros.
“Fizemos uma boa participação, se levarmos em conta que, no judô, nossa maior idade é 16 anos nos últimos três anos de participações em eventos escolares nacionais. Estamos avançando ano após ano e esse tipo de participação é importante para fortalecer o trabalho junto às escolas. Todos estavam motivados e deram o melhor que podiam na competição. Chegamos a seis semifinais e colocamos estudantes/atletas do Acre entre os cinco melhores do país nas respectivas categorias”, afirmou o presidente da Fade.
Os estudantes que representaram o Acre são de escolas de Rio Branco e de três cidades do interior do Acre: Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia. Eles foram convocados por meio da seletiva estadual da modalidade.
O Acre competiu em quatro modalidades na primeira etapa dos JEB’s Sub-18, em Aracaju: atletismo, tênis de mesa, wrestling e xadrez, conquistando um total de oito medalhas, sendo sete de bronze e uma de prata no wrestling e xadrez.