Em busca de mais conquistas, o Brasil continua se destacando nas modalidades dos Jogos Olímpicos de 2024. Atualmente, o país já conquistou 5 medalhas, sendo 2 prata e 3 bronzes, ocupando a 29ª posição no quadro geral de medalhas.
Depois de 20 anos, a natação feminina do Brasil retorna à final de um revezamento olímpico. A equipe, composta por Gabrielle Roncato, Maria Fernanda Costa, Maria Paula Heitmann e Stephanie Balduccini, classificou-se para a decisão do revezamento 4×200 metros livre, obtendo o quinto melhor tempo nas eliminatórias.
A final ocorrerá hoje às 17h03 (horário de Brasília). Este é o quarto revezamento da natação brasileira nas finais na Olimpíada de Paris e o terceiro das mulheres. Guilherme Caribé, por outro lado, não avançou para a semifinal dos 50m livre, terminando em 33º lugar geral.
No vôlei feminino, o Brasil venceu o Japão por 3 sets a 0 na segunda rodada do Grupo B, com parciais de 25 a 20, 25 a 17 e 25 a 18. A ponteira Gabi foi o destaque, marcando 17 pontos. Com essa vitória, a equipe brasileira garantiu vaga antecipada nas quartas-de-final e enfrentará a Polônia no domingo, 4.
Já a seleção brasileira feminina de handebol enfrentou a Holanda após duas derrotas consecutivas para Hungria e França. O jogo foi equilibrado no início, mas as holandesas abriram vantagem, terminando o primeiro tempo com 17 a 13. No segundo tempo, o Brasil melhorou, mas perdeu a pivô Tamires por expulsão, o que permitiu à Holanda aumentar a liderança. A partida terminou em 31 a 24 para a Holanda.
O Brasil, atualmente na quinta posição do grupo B, depende dos resultados dos jogos desta quinta-feira para continuar sonhando com a classificação para as quartas de final. A seleção precisa vencer Angola no sábado, 3, para avançar. O Brasil estreou vencendo a Espanha por 29 a 18, mas perdeu para Hungria por 25 a 24 e para França por 26 a 20.
O atleta Hugo Calderano fez história ao levar o tênis de mesa brasileiro pela primeira vez a uma semifinal olímpica, após derrotar o sul-coreano Jang Woojin por 4 a 0 nas quartas de final. A semifinal será na sexta-feira, 2, contra o vencedor do duelo entre o egípcio Omar Assar e o sueco Truls Moregard.
Enquanto isso, na primeira prova de atletismo, Caio Bonfim conquistou a medalha de prata na marcha atlética de 20 km. Caio manteve-se entre os líderes durante a prova, mas foi ultrapassado pelo equatoriano Brian Pintado, que venceu com o tempo de 1h18min55. Caio finalizou em 1h19min09, enquanto o espanhol Alvaro Martin ficou com o bronze.
Na competição feminina da marcha atlética, Erica Sena foi a melhor brasileira, terminando em 13º lugar. Viviane Lyra foi 18ª. A chinesa Jiayu Yang ganhou o ouro, a espanhola Maria Perez ficou com a prata, e a australiana Jemima Montag levou o bronze.
Na quarta-feira, 7, acontecerá o revezamento misto da marcha atlética, uma nova competição nos Jogos Olímpicos, onde um homem e uma mulher se alternam em um percurso de 10 km cada, totalizando a distância de uma maratona. O Brasil será representado por Caio Bonfim e Viviane Lyra.