Agosto Dourado: Campanha incentiva amamentação e doação de leite materno em hospitais de Rio Branco

O aleitamento materno é algo muito importante para um bebê. Ela é fundamental para o seu desenvolvimento físico, além de intensificar a conexão entre filho e mãe. Por isso, as maternidades Bárbara Heliodora e Santa Juliana, em Rio Branco, deram início à campanha Agosto Dourado, com o objetivo de promover o aleitamento materno e incentivar a doação de leite humano. O nome da campanha, Agosto Dourado, faz referência ao ouro, simbolizando a importância do leite materno como o alimento mais valioso que um bebê pode receber durante a vida.

De junho de 2023 a junho de 2024, foram realizados cerca de 5.953 atendimentos em grupo, 19.663 atendimentos individuais e 980 doações, beneficiando 672 recém-nascidos. Ao todo, foram coletados 677,7 litros de leite humano, dos quais 464 litros foram distribuídos. 

A coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, Wenndlly de Oliveira, enfatiza os benefícios a longo prazo da amamentação, que incluem o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê, recuperação mais rápida de doenças e benefícios econômicos, uma vez que o leite materno é gratuito e não querer preparo. Além disso, ela também destaca a importância das doações.

“Cada frasco de leite pode salvar até dez recém-nascidos, especialmente aqueles na UTI neonatal, cujas mães não conseguem amamentar ou faleceram”, enfatiza Wenndlly.

Atualmente, o hospital conta com entre quatro a dez doadoras fixas e realiza atividades diárias para apoiar e orientar mães sobre a amamentação. As ações incluem rodas de conversa, visitas às enfermarias e atendimento 24 horas na sala de ordenha, disponível tanto para mães internadas quanto para aquelas que vêm de casa em busca de auxílio.

A campanha se estende também ao Hospital Santa Juliana, que conta com um posto de coleta de leite humano e uma equipe treinada para oferecer apoio diário às mães. De acordo com Thaisa Castello Branco Danzicourt, nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do hospital, as ações durante o Agosto Dourado visam fortalecer a amamentação exclusiva. 

“O leite materno é o alimento mais completo e apropriado para a criança, nenhum outro pode substituí-lo perfeitamente. Ele se adapta às necessidades do bebê e oferece benefícios tanto nutricionais quanto imunológicos, além de fortalecer o elo entre mãe e filho,” explica Thaisa.

Dentre as atividades programadas, o Hospital Santa Juliana realizará uma ação educativa no alojamento conjunto no dia 15 de agosto, com palestras e discussões sobre os benefícios da amamentação e orientações práticas para as mães. O hospital também realiza diariamente visitas de técnicas de enfermagem para auxiliar as mães à beira do leito, ajudando no posicionamento correto do bebê e esclarecendo dúvidas sobre o processo de amamentação.

Para facilitar as doações, as mães interessadas podem entrar em contato com o banco de leite pelo telefone da Maternidade Bárbara Heliodora (68) 9 9281-6564. A campanha também inclui ações no Hospital Santa Juliana, que possui um posto de coleta de leite humano e oferece apoio diário às mães internadas.