Durante sessão ordinária desta quarta-feira, 14, realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Pablo Bregense defendeu a urgência na aprovação de um projeto de lei que visa estabelecer um protocolo individualizado e avaliação adaptada para estudantes com necessidades especiais, como transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), como forma de adaptar métodos de ensino e avaliação para garantir que esses estudantes possam ter as mesmas oportunidades de sucesso acadêmico que os demais.
Pablo Bregense mencionou o caso de um estudante chamado Luiz André, que enfrenta dificuldades em compreender enunciados extensos e complexos devido às suas condições. Ele argumentou que, sem adaptações adequadas, esses alunos são prejudicados, pois podem esquecer o conteúdo de uma prova antes de terminá-la, comprometendo seu desempenho e, consequentemente, suas chances de sucesso acadêmico e profissional.
O deputado apelou à diretoria da Aleac para que o projeto seja aprovado com urgência, ressaltando que a falta de adaptações pode impedir jovens de realizarem seus sonhos. “Tem pai sofrendo, tem jovem sofrendo, tem pessoas deixando de realizar seus sonhos por conta de uma simples adaptação que pode ser feita com certeza dentro das instituições”, afirmou.
Além disso, Bregense informou que já está em tramitação na Secretaria da Fazenda (Sefaz) um pedido para avaliar o impacto financeiro da isenção do IPVA para carros elétricos. O deputado enfatizou a importância de realizar um estudo detalhado sobre o tema para que um anteprojeto possa ser encaminhado ao governo do Estado, visando a possível implementação dessa medida.