A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) aderiu à campanha global Setembro Vermelho, dedicada à conscientização sobre a importância da saúde do coração e à prevenção de doenças cardiovasculares. Comemorada anualmente no mês de setembro, a campanha visa alertar a população sobre os fatores de risco, tratamento e prevenção das doenças do coração, como infarto e derrame.
Para aqueles com histórico familiar de doenças cardíacas ou que passaram por procedimentos como a troca de válvulas cardíacas, os check-ups devem ser regulares.
Janaína Longuini explica que o rastreamento precoce pode prevenir problemas futuros, especialmente se há antecedentes de febre reumática na família.
Quando procurar um cardiologista?
A cardiologista recomenda a busca de um especialista nas seguintes situações:
– Resultados laboratoriais alterados, como glicemia e colesterol elevados;
– Pressão arterial consistentemente acima de 135/85 mmHg;
– Dores no peito, especialmente se irradiam para o braço esquerdo, pescoço e mandíbula;
– Cansaço anormal ou falta de ar persistente.
Importância da prevenção
O Setembro Vermelho é uma excelente oportunidade para promover a saúde cardíaca e incentivar a população a realizar exames preventivos. “O recomendado é que todos façam check-ups regulares, principalmente se há histórico familiar de doenças cardíacas”, orientou a médica.
Para buscar atendimento na Fundhacre, o cidadão precisa procurar primeiramente a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) mais próxima de sua casa e solicitar o encaminhamento, após avaliação clínica. Após dar entrada no pedido, o setor de regulação faz o agendamento e informa dia e horário da consulta no complexo hospitalar, onde poderá prosseguir com o acompanhamento.