Durante a sessão desta quarta-feira, 9, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Samir Bestene falou sobre os impactos ambientais recentes na cidade, provocados pela deterioração da qualidade do ar e a ocorrência da chuva ácida. Segundo o vereador, o fenômeno tem causado a morte de peixes em igarapés e no Rio Acre, afetando diretamente os ribeirinhos, que dependem desses animais para alimentação.
Bestene destacou que os peixes mortos não podem ser consumidos, o que representa não só um problema ambiental, mas também uma questão de saúde pública.
“Estamos vendo o nosso meio ambiente se deteriorando. Primeiro foi a fumaça e agora são os peixes mortos que poderiam servir de alimento para os ribeirinhos. Infelizmente, muitos morreram, e estão lá no nosso rio e igarapé”, afirmou o vereador.
Diante dessa situação, Bestene solicitou uma fiscalização urgente por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) e de órgãos federais competentes para investigar as causas do problema e buscar soluções. Além disso, mencionou a importância de a Vigilância Sanitária acompanhar o caso para garantir que os peixes mortos não sejam consumidos pela população.
“Vamos procurar uma solução para esse grande problema que afetou a nossa cidade esta semana, e evitar que a nossa população seja prejudicada ainda mais”, concluiu o vereador.