O filme sobre o ambientalista acreano Chico Mendes, que será gravado no Acre entre 2025 e 2026, contará com 30% da equipe e do elenco formados por profissionais locais. A produção, liderada pelo Estúdio Escarlate de São Paulo, tem o apoio do Comitê Chico Mendes e da família do ambientalista, que deram sua anuência para o projeto. A direção será de Sérgio Machado, enquanto Sérgio de Carvalho, cineasta acreano e diretor do premiado “Noites Alienígenas”, atuará como co-roteirista e co-produtor.
De acordo com Carvalho, o projeto se compromete a valorizar os profissionais criativos e técnicos do Acre, respeitando um acordo com o Comitê Chico Mendes e a família de Chico, garantindo a participação de pessoas do Acre e da região Norte. Atualmente, o filme está na fase de captação de recursos e desenvolvimento de roteiro, além da busca por parceiros.
Embora o ator Bruno Gagliasso, produtor associado do filme, ainda não tenha sua participação confirmada no elenco, ele tem contribuído para as agendas do projeto. O ator Jorge Paz foi confirmado no papel de Chico Mendes. O longa pretende ser uma produção totalmente sustentável, sem impacto ambiental, alinhando-se à história do icônico ambientalista.
As informações são da Folha do Acre.