O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste domingo, 10, em todo o Brasil. Desta vez, os candidatos responderão a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
No Acre, mais de 8,4 mil alunos participaram da primeira etapa do exame, realizada no último domingo, 3, sendo 6,8 mil da zona urbana e outros 1,6 mil da zona rural. Nessa fase, os estudantes responderam a 90 questões, distribuídas entre 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Embora a prova deste domingo seja focada em ciências exatas, com maior exigência de cálculos, é essencial que os estudantes dominem conceitos de fenômenos para resolver as questões. Mas quais são os temas mais frequentes em cada área?
Matemática e suas Tecnologias
Com base nas edições anteriores, cerca de 35% da prova de Matemática é composta por questões de Matemática Básica, abordando aritmética, regra de três, razão e proporção e porcentagem. A Estatística Descritiva, que avalia a capacidade dos candidatos em interpretar gráficos e tabelas, também é recorrente.
A Geometria Plana e Espacial, incluindo conceitos de triângulos, quadriláteros e circunferências, além de fórmulas de volume e área de prismas, cilindros, cones, pirâmides e esferas, é frequentemente cobrada. Outros temas incluem Álgebra, com equações de primeiro e segundo graus e funções, Probabilidade e Estatística, e Análise Combinatória.
Ciência da Natureza e suas Tecnologias
Na prova de Biologia, temas ligados a questões ambientais são comuns, assim como tópicos de Botânica, Bioenergia, Fisiologia, Citologia, Evolução e Zoologia, que frequentemente são contextualizados com temas atuais, como o tratamento de doenças e descobertas na área da saúde.
Na prova de Física, conteúdos como Eletrodinâmica, Calorimetria, Termologia, Ondulatória, Cinemática e Óptica são frequentes. Em Calorimetria, por exemplo, são abordados tópicos como calor sensível e latente, mudanças de estado físico, potência, capacidade térmica e a lei geral dos gases.
Em Química, tópicos como Estequiometria, Separação de Misturas, Moléculas e Propriedades, Funções Orgânicas e Reações são sempre abordados, exigindo dos candidatos conhecimento prático e aplicado dos conteúdos.
Vale ainda lembrar que os inscritos que faltaram ao primeiro dia de provas não estão impedidos de participar do Enem neste domingo. Se a ausência ocorrer por conta de problemas logísticos ou se o candidato for acometido por alguma doença contagiosa antes do exame, é possível solicitar a reaplicação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Caso contrário, ao fazer somente um dos dias de provas, o estudante não conseguirá alcançar a pontuação necessária para participar de iniciativas que utilizem o desempenho no exame como critério de seleção, entre elas o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que distribui vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Prouni, que concede bolsas de estudo na rede particular.
O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados pelo Ministério da Educação no dia 20 de novembro. Já os resultados individuais dos alunos saem somente no dia 13 de janeiro de 2025.