Adailton Cruz defende PEC pelo fim da escala 6×1 e solicita revisão das demissões de vigilantes em Rio Branco

O deputado Adailton Cruz destacou na manhã desta quuarta-feira, 13, durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo fim da escala 6×1, que tem gerado debates no cenário nacional, especialmente entre os trabalhadores.

Para o deputado, é essencial que a medida seja analisada de forma crítica e consciente, levando em consideração o impacto para os trabalhadores e o desenvolvimento do país e do estado.

“Eu vejo até com bons olhos, mas vamos estudar ela melhor para podermos ter uma avaliação definitiva”, disse Cruz.

Adailton também agradeceu ao governo do estado, à Secretaria de Saúde, à Secretaria de Administração e à Secretaria de Fazenda pela concessão da bonificação por meio da bolsa qualificação, no valor de R$ 4.100, aos servidores da saúde. Ele destacou que nunca viu a saúde estadual tão “feliz e alegre” nos últimos quatro dias, devido ao gesto que, segundo ele, é um reflexo de respeito e consideração aos profissionais da área.

No entanto, Cruz também expressou preocupação com a recente decisão da Prefeitura de Rio Branco, que está demitindo mais de 60 vigilantes que atuam nas unidades básicas de saúde e nas Uraps do município. O deputado solicitou à prefeitura que reconsidere essa medida, considerando a grave situação da segurança pública em Rio Branco.

“O que nós temos é uma situação de violência e insegurança nas unidades de saúde do município, com diversas denúncias de assaltos, agressões e violência contra nossos trabalhadores de saúde, especialmente nas Uraps e nas policlínicas”, afirmou o deputado.

O parlamentar também enfatizou a importância desses vigilantes para a segurança dos trabalhadores da saúde e dos pacientes que buscam atendimento.

“É inadmissível e não podemos permitir que nossos vigilantes percam os seus empregos. Eles são pais de família, têm compromissos a honrar, e sua presença nas unidades de saúde é essencial para garantir a segurança de todos”, concluiu.