As chuvas em Rio Branco já acumulam 155 milímetros nos primeiros 13 dias de novembro, o que representa 77% da média mensal prevista, de 199 milímetros. A Defesa Civil Municipal prevê que, com a continuidade das chuvas, o índice esperado seja superado ainda na primeira quinzena do mês.
Na última terça-feira, 12, o volume de chuva na capital acreana foi de 54 milímetros, elevando o nível do Rio Acre em 44 centímetros. Em um intervalo de 24 horas, o nível do rio subiu de 2,02 metros para 2,46 metros na quarta-feira, 13. Já nesta quinta-feira, 14, o nível do manancial era de 2,60 metros. Apesar do aumento, a situação de seca extrema ainda persiste na região.
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que, embora as chuvas estejam influenciando o nível do Rio Acre, elas ainda não foram suficientes para acabar com a seca.
“Temos bastante chuvas na região do Riozinho do Rola, no Espalha e em outros municípios, mas estamos numa seca extrema. Se manter esse ritmo de chuva, a gente pode estar saindo da seca definitivamente no início de dezembro”, afirmou Falcão ao g1.
A previsão é de continuidade das chuvas para os próximos dias, com pancadas previstas para quinta, sexta-feira e durante o fim de semana. Caso o ritmo atual se mantenha, é possível que o total esperado para novembro seja alcançado ainda nos próximos dias.