Samir Bestene afirma que a inauguração do Porto de Chancay é uma oportunidade para “revolucionar a economia do Acre e combater o desemprego”

Durante sessão realizada nesta quinta-feira, 14, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Samir Bestene destacou a importância da inauguração do Porto de Chancay, no Peru, como uma oportunidade de desenvolvimento econômico para o Acre e toda a região amazônica.

O evento contará com a presença de uma comitiva de empresários e do prefeito Tião Bocalom, que viajou para o Peru a fim de participar da cerimônia de inauguração do porto, resultado de um investimento chinês de quase US$ 4 bilhões.

“Hoje cedo saiu daqui de Rio Branco uma comitiva de empresários juntamente com o prefeito Tião Bocalom para a inauguração do Porto de Chancay, que é um sonho para as pessoas que moram aqui na região amazônica e também para o país vizinho, o Peru”, disse o vereador.

Bestene ressaltou que o novo porto, localizado a aproximadamente 2.000 km de Rio Branco, pode reduzir significativamente o tempo de transporte de produtos brasileiros para o mercado asiático. No entanto, ele enfatizou que, para que o Acre possa se beneficiar plenamente desse canal, são necessárias medidas locais que viabilizem a exportação, como a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) funcional e a instalação de portos secos para armazenamento e despacho de mercadorias.

“Temos hoje uma ZPE que não funciona, e não temos um espaço para criar um porto seco, onde possamos armazenar e despachar produtos que passam por aqui. Com a inauguração desse porto, o acreano faz parte disso e torcemos muito, mas muito mesmo, para que possamos entrar no processo de exportação do Brasil”, afirmou Bestene.

Ele também elogiou a iniciativa do governador Gladson Cameli em criar um ambiente produtivo para o setor agrícola. “De forma muito inteligente, o governador criou um ambiente de produção de grãos aqui no Acre, e inclusive toda safra tem apresentado crescimento considerável. E por que os chineses investiram nesse porto em Chancay? Porque eles têm interesse em alimentar seu povo. Hoje, o maior parceiro de exportação do Brasil é a China, e nós temos que nos aproveitar disso”, disse.

O vereador destacou ainda a necessidade de o poder legislativo e executivo trabalharem em conjunto para criar um ambiente que incentive o desenvolvimento econômico. “Essa casa, a Câmara de Vereadores, vai ter um papel fundamental nisso, criando legislações importantes de incentivo fiscal, isenção de IPTU e disponibilizando terrenos para que possamos instalar portos secos aqui em Rio Branco. A máquina pública inchou, e é por meio dessa exportação que Rio Branco pode crescer, diminuindo o alto índice de desemprego que assola a cidade”.

Para Bestene, o desemprego elevado, que afeta cerca de 60 mil pessoas em Rio Branco, é um dos fatores que influenciam diretamente os índices de violência. “Se gerarmos empregos, com certeza a criminalidade diminui. É como eu sempre digo: nosso povo clama por isso. Todos os anos, centenas de formandos saem das faculdades, e precisamos criar um ambiente onde essas pessoas possam ter empregos, possam ter uma vida digna”, acrescentou o vereador.

Além disso, o vereador comentou sobre a ligação entre oportunidades de trabalho e a redução da violência. “Hoje, temos altos índices de violência, e isso se deve ao alto índice de desemprego. Eu espero que, com esse porto, possamos criar um ambiente para que nossa cidade viva novos ares, com mais oportunidades e qualidade de vida”.

Bestene também demonstrou otimismo com o retorno da comitiva do Peru. “Eu espero que essa comitiva traga muitas bênçãos lá do Peru e que essas bênçãos possam abençoar o nosso estado e a nossa cidade, para que possamos viver em uma Rio Branco com novas perspectivas e que seja capaz de gerar emprego e prosperidade para todos”.