A prefeita de Rio Branco em exercício, Lene Petecão, sancionou a Lei Municipal nº 2.531, que institui oficialmente o Dia Municipal da Igualdade Feminina, a ser comemorado anualmente no dia 26 de agosto. A medida foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), desta segunda-feira, 18.
De acordo com dados da Forbes, a participação feminina no trabalho aumentou 0,7 pontos percentual em relação a 2023, chegando a 72,6%. Apesar desses avanços, levará 134 anos, para que a paridade total seja alcançada.
A lei que visa promover a igualdade de gênero e valorizar as conquistas das mulheres na sociedade, reconhecendo a importância da luta por direitos e oportunidades iguais, entra em vigor a partir da data de sua publicação, e é semelhante ao Dia Internacional da Igualdade Feminina, que marca a conquista do direito ao voto das mulheres nos Estados Unidos em 1920.
O Dia Municipal da Igualdade Feminina será comemorado a cada 26 de agosto, momento em que atividades culturais, educativas e de conscientização poderão ser realizadas por diversas entidades e organizações, com o objetivo de engajar a população e destacar a importância de assegurar direitos iguais para todas as pessoas, independentemente de seu gênero.