Durante abertura da Cúpula de Líderes do G20, realizado nesta segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro, o presidente Lula, enfatizou sobre o agravamento de crises globais, com aumento de guerras, extremos climáticos, fome e pobreza.
“Estive na primeira reunião de líderes do G20, convocada em Washington no contexto da crise financeira de 2008. Dezesseis anos depois, constato com tristeza que o mundo está pior”, afirmou Lula.
Lula também criticou o gasto mundial de US$ 2,4 trilhões em armamentos no ano passado, quando existiam 733 milhões de pessoas subnutridas no mundo, segundo dados da ONU para 2023.
“Temos o maior número de conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados já registrada. Os fenômenos climáticos extremos mostram seus efeitos devastadores em todos os cantos do planeta”, disse o presidente.
O presidente destacou ainda que “as desigualdades sociais, raciais e de gênero se aprofundaram, na esteira de uma pandemia que ceifou mais de 15 milhões de vidas”.
“O símbolo máximo na nossa tragédia coletiva é a fome e a pobreza”, acrescentou.
A iniciativa, que conta com o lançamento oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, nasce com 147 membros fundadores, incluindo 81 países e grandes instituições internacionais, como o Banco Mundial e organismos das Nações Unidas (ONU).