Estudantes da rede pública estadual de Rio Branco estão na contagem regressiva para a 10ª Mostra Viver Ciência, que será realizada na próxima quinta-feira, 21, e sexta, 22, na Escola Armando Nogueira, na capital acreana.
Os estudantes orientados pela professora de ciências Janaína Albuquerque, da Escola Raimundo Hermínio de Melo, que fazem parte também do curso de robótica promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), contam as horas para a chegada desses dias. Janaína relata que os temas foram definidos com os alunos a partir da identificação de situações vividas no cotidiano.
“Queremos formar alunos ‘resolvedores’ de problemas. Então, quando vimos a temática da mostra deste ano, sobre sustentabilidade, a pergunta foi: que tipos de problemas nessa área temos atualmente na sociedade, em que possamos utilizar os conhecimentos de robótica para resolver? A partir daí as ideias foram surgindo”, narra.
Um deles diz respeito ao meio ambiente. Ana Clara Madin, aluna do 9º ano, e seus colegas logo pensaram nas notícias que costumam ver sobre as mudanças climáticas e o desperdício de água, não só na rotina do dia a dia, mas também na agricultura, e foi nesse ponto que a ideia começou a tomar forma.
“Nosso projeto apresenta um sensor que identifica quando a água já está suficiente, de forma que nem se desperdice água, nem a plantação morra por falta dela. Ao chegar numa irrigação considerada suficiente, o sistema já desliga a bomba”, explica a estudante.
Já o grupo de Emanuel Araújo e Pietro Bastos, ambos do 8º ano, definiu o tema do projeto a partir de uma experiência real.
Emanuel conta que três botijas de gás já explodiram em casa de familiares, felizmente sem vítimas: “Minha tia já teve uma experiência com uma botija de gás que não estava funcionando direito e, quando ela foi trocar, explodiu na casa, arrancou o telhado e tudo. Com o que a gente já aprendeu na robótica, foi que eu tive a ideia de o nosso grupo desenvolver um sensor de gás para prevenir acidentes como esse”.
Empolgado com o que conseguiram desenvolver, Pietro já pensa em apresentar a ideia para empresas e Corpo de Bombeiros e ver o projeto virar realidade. “Foi muito legal montar esse sensor, porque aprendemos várias coisas; futuramente pode solucionar problemas e melhorar a vida das pessoas”, analisa.
Para a professora, “a Viver Ciência é importante para formação do aluno como pesquisador. Eles já associam à criação, à construção, e esse grande evento do Estado é a oportunidade pra mostrarem suas descobertas com uma visibilidade maior. É muito empolgante; cada ano vão demonstrando mais interesse e isso facilita a aprendizagem, porque eles se colocam como protagonistas do conhecimento”, afirma.