A frente fria que poderia atingir o Acre e outras partes do país perdeu força nos últimos dias. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas continuam previstas para o estado e outras regiões da Amazônia.
Mesmo com temperaturas um pouco mais amenas registradas recentemente, típicas do inverno, a mudança no clima se deve à formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, que favorece a volta das chuvas em várias áreas do Brasil, incluindo o Acre.
O Inmet informa que, além da possibilidade de pancadas de chuva em pontos isolados do estado, os ventos também podem ser intensos, com rajadas chegando a até 60 km/h em algumas regiões.
O Climatempo, portal especializado em meteorologia, destaca que há uma circulação de umidade que pode provocar chuvas não só no Acre, mas também em estados vizinhos como Rondônia, Amazonas, Pará, além de áreas do Centro-Norte brasileiro.
Por isso, os acreanos devem ficar atentos à previsão do tempo nos próximos dias, especialmente em áreas com risco de alagamentos ou enxurradas. Em caso de emergência, é importante seguir as orientações da Defesa Civil e demais órgãos de segurança.